Pr. Domingos Machado
10/08/2023
“Vigiem para que ninguém seja imoral ou profano, como Esaú, que trocou seus direitos como filho mais velho por uma simples refeição”.
(Hb12:16)
Esaú era o primeiro filho de Isaque e Rebeca. Como primogênito ele tinha direito à porção dupla dos bens de seu pai, isto é, deveria receber duas vezes mais herança do que qualquer outro filho e ainda se tornaria o chefe da tribo ou da família. Além disso, seu direito de primogenitura ainda incluiria a honra de se tornar ancestral do Messias. Mas ele desprezou tudo isso o vendeu seus direitos de filho mais velho por uma mísera refeição.
Como isso foi possível? Que insanidade foi essa que fez com que alguém trocasse tantos privilégios por um ensopado de lentilhas!? No texto bíblico acima, Esaú é qualificado como imoral ou profano. Mas é com esse último adjetivo que ele é descrito – um profano ou ímpio, isto é, como alguém sem piedade e sem respeito pela benção de Deus em sua vida, visto que desprezou seu direito de primogenitura e mostrou total indiferença para com as promessas espirituais que Deus havia dado a seu avô Abraão e a seu pai Isaque ao vendê-los por uma refeição. Ele se recusou a seguir os passos de seus antepassados, e assim seu nome é omitido da lista dos heróis da fé.
Quando reflito sobre essa história eu temo, e temo porque o autor ao hebreus nos adverte: “Vigiem para que ninguém seja imoral ou profano, como Esaú, que trocou seus direitos como filho mais velho por uma simples refeição”. A advertência é necessária porque todos os dias somos tentados a desprezar nossos direitos e privilégios como filhos de Deus e trocarmos as bençãos do Altíssimos por prazeres transitórios e fúteis que só nos levam à ruína total.
Nossos direitos e privilégios de filhos de Deus (a paz, o perdão, a alegria da salvação, o acesso a Deus, a vida nova e transformada pela graça, a honra de servir e andar com Jesus, uma vida de vitória sobre o mal etc.) devem ser valorizados porque, primeiramente, recebemos de graça, nada fizemos para merecê-los. E em segundo lugar, porque nos foram comprados por alto preço – o precioso sangue de Jesus (1 Pd 1:18).
Portanto, meu amado irmão, valorize o que você é em Cristo Jesus, um filho amado e querido do Pai. Valorize o que Cristo conquistou por você na cruz. E valorize o que Ele já fez e o que ainda fará, pois grandes coisas ainda estão por vir. Principalmente, não negocie por nada, nesta vida, seus direitos e privilégios de filho de Deus. E que Jesus continue abençoando poderosamente você.
Com afetos pastorais,
Pr Domingos Machado
Veja Mais
Comentários